terça-feira, 27 de novembro de 2012 | By: Unknown

Uma imagem vale mais que mil palavras?


O Instagram, misto de aplicativo e rede social para compartilhamento de imagens em dispositivos móveis, completou dois anos de existência no último sábado (6). O aplicativo, inicialmente compatível apenas com o sistema operacional da Apple, o iOS, se tornou popular entre os brasileiros em abril desse ano, ao lançar uma versão para Android. Em setembro, o serviço chegou a 100 milhões usuários.
O brasileiro Mike Krieger e o norte-americano Kevin Systrom, criadores da Startup que se transformou em um fenômeno de comportamento na rede, atraíram a atenção de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, que anunciou a compra da empresa em abril. Ela foi avaliada em US$ 1 bilhão, pouco mais do que o valor dado ao The New York Times. A aquisição foi concluída no mês passado.
  Esse pode ser considerado um case de grande sucesso no mundo empresarial. Quando bem articulado, o marketing pode trazer bons resultados à empresa. Por isso, cada vez mais corporações adquirem o aplicativo como uma de suas estratégias. Segundo o Mashable, um estudo da consultoria Simply Measured, 40% das 100 maiores companhias mundiais já incorporaram o Instagram. Algumas das marcas mais conhecidas entre o publico, como a MTV (http://instagram.com/p/LkT8n/) e a Starbucks (http://instagram.com/p/IV6-c/) , lideram o ranking, com 813 e 758 mil seguidores, respectivamente. E a tendência é que essa porcentagem cresça ainda mais nos próximos meses. O App está prestes a se tornar parte fundamental em empresas que prezam pela primazia social da imagem, e que querem fazer parte de um novo mundo corporativo reconhecido pelo espirito jovem e inovador. Para Adam Schoenfeld, presidente da Simply Mensured, o “crescimento agressivo (do Instagram) proporcionou uma oportunidade de marketing e as melhores marcas estão começando a levar a rede a sério”.
  Como exemplo de marcas que adotaram o aplicativo, temos a página da Fiat, a Fiat Fashion (@fiatfashion), que trás informações sobre moda, arte, cultura e design, usando a imagem como ponto fundamental para traçar o perfil de seus usuários, e a Red Bull (@RedBull), que tenta transparecer em sua página não apenas um energético, mas um estilo de vida, através de fotos de experiências em esportes radicais e eventos.
  Cinco milhões de novas fotos por dia, 575 likes e 81 comentários por segundo. Esse é o Instagram. Números modestos se comparados ao Facebook, mas que têm algo a nos dizer sobre o valor da imagem. O que uma rede social que atingiu em menos de 600 dias valor de mercado superior a R$ 1 bilhão, apenas unindo fotografia e telefonia móvel, nos ensina sobre o nicho da mobilidade?
  Profissionais especializados e competentes precisam saber utilizar, a favor de sua empresa, as diversas plataformas de comunicação disponíveis na rede. Trata-se de estabelecer o nível de conectividade da marca. Quanto mais engajada nas novas mídias, mas próxima do consumidor final ela estará. Cada rede social tem sua característica. O Instagram possui a vantagem de dizer sem palavras. Uma imagem pode determinar se o consumidor final quer ou não, aderir àquela marca como parte de sua vida.

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