sábado, 3 de novembro de 2012 | By: Unknown

Fan pages: Por que elas fazem tanto sucesso no Brasil?


   Já é mais que notório o interesse dos brasileiros pelas redes sociais. Um estudo realizado pela SocialBakers, empresa de análise e monitoramento, aponta que as páginas brasileiras de marcas globais são as que mais crescem-no Facebook. Entre as dez primeiras colocadas, cinco são brasileiras, sendo que quatro delas ocupam as primeiras posições. 
   Em 2011, a fan page que apresentou o maior crescimento foi a da bala Halls, que subiu 532 colocações, chegando ao 3º lugar do ranking de páginas com maior número de seguidores. A segunda colocada foi a página do chiclete Trident, que subiu 517 posições, alcançando o 5º lugar no ranking. Quando a análise é direcionada somente para o mercado nacional, a liderança pertence ao Guaraná Antártica, com mais de 5,8 milhões de fãs.
   Diante deste cenário, percebe-se que o número de empresas presentes na rede criada por Mark Zuckerberg cresce a cada dia. Segundo Rosângela Martins, supervisora de Social Media Marketing da agência WMcCann, as fan pages corporativas proporcionam as marcas e também seus consumidores, uma experiência de aproximação e relacionamento, o que gera uma maior identificação e fidelização. “É necessário ter profissionais com experiência em comunicação e um planejamento consistente pra colher bom frutos e relevância nas redes sociais”, complementa. 
   As empresas também estão adotando estratégias especificas de comunicação com seus públicos por meio do Facebook. A indústria farmacêutica Medley, por exemplo, que possui um time de vôlei em parceria com a Prefeitura de Campinas, mantém a página “Medley/Campinas” que conta hoje com 4.600 seguidores. “Através da interação online, dos posts sobre datas de jogos, promoções e notícias dos atletas, identificamos o perfil dos usuários e seus hábitos. Conseguimos adequar os conteúdos oferecidos às expectativas do torcedor/curtidor”, diz Alessandra Baccetto, responsável pela estruturação da área de Marketing Digital da Medley.
   Para os idealizadores da fan page do Peixe Urbano, que conta com 1,3 milhões de seguidores, as páginas do Facebook ajudam a humanizar a marca. “Temos muito a ganhar com o trabalho que fazemos de atendimento ao cliente na nossa fan page. É muito importante conciliar uma identidade própria da marca, para se destacar com os nossos diferencias. As pessoas veem que não são robôs trabalhando. São, na verdade, pessoas”, diz Pedro Kranz Costa, Social Relationship Manager da companhia. 

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